sexta-feira, 22 de março de 2013

Poesia "Páscoa"


Concurso Espantalhos...

          Concurso de Espantalhos 2013- C.M. de Felgueiras

O Jardim de Infância da Lixa,  entrou no concurso cujo mote para este ano,  lançado pela autarquia foi a “Água”.
Dos 29 espantalhos expostos, o primeiro prémio foi atribuído ao JI de Vila Cova da Lixa – Agrupamento de Escolas da Lixa, com  a célebre Fonte de Sto. António.
Muito obrigada aos pais e familiares, que colaboraram na sua confecção.

Preservar a tradição da Páscoa

Tendo como motivação a história "Para onde vão os ovos da Paulina?" (PNL),demos inicio à temática da Páscoa. Realizaram o seu registo individual, bem como ilustraram a galinha e colaram penas trazidas pela estagiária Liliana...pareciam verdadeiras! Aprenderam uma canção, "Galinha da Páscoa"(expressão musical), realizando-se o registo,numa galinha com três ovos.
A "Paulina" queria descobrir para onde iam os seus ovos... que têm uma forma , oval... descobriram na sala poucos objetos ovais, mas no dia seguinte trouxeram de casa alguns coloridos, de madeira e o Gonçalo fez um trabalho de pesquisa com a mãe.
OVO, começa pela letra O, aprendendo uma lengalenga e fazendo a sua grafia. Grafismos em ovos... 
ficaram parecidos com os ovos de chocolate que a "Paulina" viu na loja da cidade. Ovos de chocolate que costumam comer na PÁSCOA, exploramos a palavra, procuraram as letras desta e descobriram outras começadas pela letra P (linguagem oral e escrita). Ao nível da matemática, a noção de par e número.
Para oferecer à família construíram uma galinha, a "D.Paulina" (fundo duma garrafa plástica) e um postal com 
a mesma forma, um desenho livre desejando Páscoa Feliz.

Levaram no mesmo saco: a surpresa para a família, para o padrinho (porta chaves) e para a madrinha (flor), tudo com materiais recicláveis (expressão plástica) que algumas famílias contribuíram.
Para todos uma PÁSCOA  FELIZ !!!...






quinta-feira, 21 de março de 2013

Feliz Páscoa


Páscoa...

A história " Os Ovos Misteriosos", foi a motivação para desenvolvermos , diversas atividades realcionadas com a Páscoa.Em conversa de grande grupo, conversamos sobre o comntéudo da histõria, da mensagem de amor incondicional  de mãe, que ela nos transmite....seja ela mãe biológica ou mãe de adoção. Fizemos os desenho da hisória. Pintamos uma imagem de uma galinha, a chocaros ovos, recotamos e constrímos o puzle.
Fizemos grafismo, escrevemos a palavra páscoa   e contamos as letras e sílabas...
Descobrimos a letra "O" e encontramos o par igual...

Mais uma vez a mãe da Ana Jorge  veio ralizar com as crianças do grupo uma atividades. Com caixas de ovos de cartão  trouxe, em forma cortadas, em forma de galinha, que a crianças pintaram...
Depois foi colocar os promenores ..Vejam como ficaram lindas...e dentro ainda colocou ovinhos..

As surpresas da Páscoa...Com materias reciclados, fundos de garrafas de sumo pintados, construiu-se um coelhinho  e dentro uma surpresa... . O cartão foi uma galinha e o desenho feito num papel em forma de triângulo. O presente da madrinha com os tubos de linhas vazios oferecidos por uma mãe construimos o tradicional raminho. parao padrinho foi um porta chaves...
As crianças enfeitaram um copo de plástico, que a Sofia transformou em coelhinho e colocou  uma surpresa...

terça-feira, 19 de março de 2013


Dia do Pai

Em sala de aula, celebramos o Dia do Pai, começando com um diálogo em grande grupo: como é o Pai, onde trabalha, porque gosta do pai...
Ilustraram uma imagem alusiva,o pai com o(a) filho(a), depois recortaram e montaram a imagem, colando noutra folha , puzzle.
Desenharam como era o pai e registamos num painel "Pai , gosto de ti porque..." com a sua figura humana
A Liliana (estagiária) construiu dois puzzles de tamanhos diferentes para construírem na sala de aula.
E cada um confecionou uma surpresa para o seu pai com materiais recicláveis (pacotes de leite), um suporte para o pai guardar cartas, documentos, canetas,... com o desenho do "Super Pai", acompanhado dum postal (porta moedas) com um desenho. Levaram dentro dum saco de papel com desenho alusivo ao dia do pai.
         Bom dia para o Super Pai!...

Dia do Pai

Construímos um cartaz com o A B C Dário do Pai...  disseram o que mais gostavam de fazer com ele, Pintaram um menino(a) de  abraços abertos,  para sigmificar que o amor, que existe entre ambos é enorme.
Desenho do Pai...
Presente para o Pai  foi construído, com  fundos de garrafas de sumo de cartão...o Cartão era em forma de carro.
O Pai ...O Amigo...

sexta-feira, 15 de março de 2013

Semana da Leiura" O Mar"

Na semana da Leitura ,  de 11 a 16 de março, cuja temática foi o "Mar", desenvolverem-se uma  série de atividades em todo o agrupamento , com o objetivo de promover o PNLeitura e consequentemnte o incentivo a Ler.
As educadoras apresentaram no dia 13 de março, na escola sede, a dramatização da adaptação da  História a Menina do Mar. O cenário foi construído pelas educadorascom a ajuda das crianças.

Algumas das personagns atuando...
Todas as educadoras interveninetes.
No dia 14 de março da parte da manhã recebemos as crianças do 1º ano do Centro Escolar da Lixa  que vieram apresentar a história  " O Sonho do Ursinho Rosa " com os fsntoches construídos pelo nosso Jardim.
Depos cantaram todos juntos a canção em suporte de CD " O Livro é um amigo", receberam um livro animado , culo nariz era um chupa...Por fim visitaram o Jardim.
Registos em grupos das atividades.
Da parte de tarde fomos à Secundária da Lixa partivipar no "Encontro Intergerações".As crianças de 5 anos apresentarm ensiados pelas estagiárias um poema sobre segurança na Praia e a dança da canção " O Mar enrola na Areia".
No dia 15 de março , caminhamos até ao Centro escolar da lixa , asistimos à chegada da caminhada das crianças do Centro Escolar

Fomos à Sala da Professora Vera do 1º ano, onde estão as crianças que no ano passado frequentaram o Jardim.


"Um Livro"


Um livro
Não é só
Um monte de folhas
Com imagens e palavras.
É muito mais do que isso,
É descobrir a vida,
Sentir-se outra personagem.
Das palavras às ideias,
Das histórias à poesia,
De descoberta em descoberta
Vamos sorrindo à vida!
Por isso,
Não devemos deixar
Um livro abandonado,
Sem abrir, sem o ler,
Sem perceber
O que ele tem
Para nos oferecer!

Semana da leitura - "O Mar"

Na semana de onze a quinze de março, decorreu a atividade "Semana da leitura- O Mar", onde puderam usufruir de atividades diversificadas no jardim e meio envolvente.
Começamos a semana com a conclusão do trabalho "A Fonte de Stº António", construído (materiais recicláveis) em colaboração com alguns familiares, para participarmos no concurso "o espantalho", com o tema "água", dinamizado pela Câmara Municipal de Felgueiras, e com o qual ganhámos o primeiro lugar!
Na terça-feira, assistiram a um  teatro, apresentado pelas educadoras do Agrupamento de Escolas da Lixa-Felgueiras (articulação horizontal), uma adaptação da história "Menina do mar"(PNL) de Sophia  Mello Breyner, apresentada na Escola Secundária da Lixa, para todas as crianças dos jardins de infância.
No jardim registamos o momento agradável e feliz
Na quarta-feira, tivemos a visita dos alunos do 1º ano do Centro Escolar da Lixa (articulação vertical), que através duma narradora e um pequeno grupo de alunos, contaram a história do "Sonho do Ursinho Rosa", com fantoches construídos no nosso jardim de infância.
No final cantaram uma canção "O livro é um amigo..." e oferecemos um livro animado com uma mensagem 
"É bom saber ler..."
Registamos o momento de convívio com os amigos
Na quinta-feira da parte de tarde, participamos no "Encontro Intergeracional - Mar Artes",
onde os alunos de cinco anos apresentaram um poema (segurança na praia) e uma dança (O mar enrola na areia), dinamizados pelas estagiárias (12º ano do Curso Técnico Profissional Psicossocial) que estiveram a estagiar no nosso jardim. Assistiram a vários números de várias instituições convidadas: Universidade Sénior "Sol", Utentes dos lares da Lixa, Airães e Felgueiras, Jardim da Anita, Cerci Amarante e uma turma do Centro Escolar da Lixa (3º ano).
E para terminar a semana, na sexta-feira de manhã, fizemos uma pequena caminhada até ao Centro Escolar da Lixa, onde vimos chegar todos os seus alunos , puderam confraternizar...
E usufruir dum dia agradável de sol e observar a natureza que começa a florir

quinta-feira, 14 de março de 2013

A" Importância da Música"

A música tal como outras temáticas tem o seu papel importante no nosso dia a dia, e a estagiária Liliana, tem como tema da sua PAP (Prova Aptidão Profissional.)" A importância da música". Durante o seu estágio desenvolveu algumas atividades, tais como, um jogo denominado "bem/mal"...
Colocaram no flanelógrafo, os comportamentos corretos à direita o BEM (verde) e os incorretos na esquerda MAL (vermelho).
Partindo destas conclusões, elaborou uma canção alusiva a alguns dos comportamentos explorados no jogo, denominada "Na minha Escola", que gravou para ser apresentado no final da sua PAP. Solicitou às crianças a ilustração de algumas imagens e as suas de dadas (pintura de dedo) para fazer a moldura do painel "Música".
E para terminar o seu estágio, ofereceu uma lembrança a cada criança, um coelho com umas amêndoas (copo de café), que cada criança ilustrou ao seu gosto.